sexta-feira, março 31, 2006


Primeira SLR com vista em tempo real no LCD

Até agora, julgava-se que não era possível enquadrar fotos a partir do ecrã LCD de uma máquina fotográfica digital reflex de objectivas intermutáveis. Mas a Olympus E-330 veio quebrar esta barreira e promete facilitar a vida dos fotógrafos mais exigentes.

Os utilizadores de máquinas compactas estão habituados a utilizar os ecrãs LCD para compor as suas fotos. Uma funcionalidade útil sobretudo quando o fotógrafo necessita de recorrer a ângulos menos comuns, situações em que é difícil enquadrar através do visor. Esta funcionalidade, que é dada como adquirida das máquinas compactas, estava até agora indisponível nas máquinas reflex de objectivas intermutáveis, o tipo de câmaras utilizadas pelos fotógrafos profissionais e pelos amadores mais entusiastas. Neste tipo de máquinas, o ecrã LCD apenas serve para visualizar as fotos armazenadas na memória e para aceder aos menus de configuração.

A Olympus E-330 é a primeira SLR (Single Lens Reflex) capaz de reproduzir imagens ao vivo, como acontece com as vulgares câmaras compactas. Isto significa que o fotógrafo pode tirar fotos de ângulos invulgares, como junto ao chão ou acima da cabeça, através do ecrã LCD. Para melhorar esta capacidade de visionamento, o ecrã é articulado, podendo rodar, relativamente ao corpo da câmara, 45º para baixo e 90º para cima. O “truque” da E-330, que torna possível reproduzir imagens ao vivo no LCD, é um segundo sensor CCD de 5MP, situado no percurso criado pelos espelhos que encaminham a luz para o visor.

O sensor principal da máquina, aquele que efectivamente é utilizado para capturar as imagens, tem 7,5 milhões de píxeis e utiliza o formato 4/3, o que torna esta Olympus compatível com as objectivas deste formato, como a própria série E-Systems da Olympus. Entre as restantes características da E-330 destaca-se a velocidade de disparo de três fotos por segundo (até quatro em modo RAW e até 15 em modo JPEG), o flash de alto desempenho embutido, a grande variedade de modos de cena pré-configurados e o suporte para cartões Compact Flashs e xD. A E-330 será disponibilizada em vários pacotes (constituídos por objectivas, flashs, sacos de transporte e até caixas subaquáticas) dedicados a determinados tipos de utilizadores (fotógrafo social, médico e macro, viagem, arquitectura e subaquático). Os preços destes pacotes variam entre 2089 a 4652 euros.

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/hardware/213074.html

http://www.pixmania.com/pt/pt/229429/art/olympus/e-330-ez-14-45-ez-40-150.html#fichetechnique

6 comentários:

BruMau disse...

Tem bom aspecto... mais uma funcionalidade para facilitar a vida dos aficionados :)

Uwish4 disse...

que grande... texto! :P (não faças delete ao post que eu leio mais tarde ;) lol)

kiss maluco

BruMau disse...

é so esperar mais um tempito, e os nossos amigos feirantes (aka ciganitos) estão a vender as Olimpias deles...com essa tecnologia todas!!
E por 300 euros, bem regateado vem por 150 euros...

E dão horas tb...

>-)

mnica ;* disse...

paparazzi!

não tem mai nada que fazer? Não?

(hihihihh hahahahaha hihihihih)

Jinhos ;*

Pedro Duarte disse...

Ena ganda bomba !

E é dotada de um raio LASER ... que sai da lente e fulmina os nosso inimigos !

(esta parte estou obviamente na brincadeira, encarnando o espírito Gato Fedorentíco. Quem não se lembra ha hiper-mega-bazooka de raios LASER, hã ?)

Blog interessante. Tenho de cá voltar com mais tempo.

inté

Fátima Belém disse...

Tua andaste na peskisa.....